Clínica Humana | Ginecologia e Obstetrícia
Informações importantes com Dr. Alison Moriyama – Ginecologia e Saúde da Mulher
O exame de Papanicolau (citologia oncótica cervical) é um dos mais importantes aliados da saúde feminina. Seu principal objetivo é detectar precocemente alterações nas células do colo do útero que possam evoluir para o câncer. Quanto antes uma lesão é identificada, maiores são as chances de cura e de evitar tratamentos mais invasivos.
É um exame rápido, simples, indolor para a maioria das mulheres — e que salva vidas todos os dias. Na Clínica Humana, oferecemos esse cuidado com respeito, escuta e acolhimento.
Segundo o Ministério da Saúde e a FEBRASGO, o exame de Papanicolau é recomendado para:
Mesmo mulheres que não estejam mais em atividade sexual devem continuar fazendo o exame dentro da faixa etária recomendada.
O exame é realizado durante a consulta ginecológica, com a paciente em posição ginecológica. O profissional introduz um espéculo (bico de pato) na vagina e, com uma espátula e uma escovinha, colhe células da parte externa e interna do colo do útero.
Essas amostras são enviadas ao laboratório, onde são analisadas sob microscópio. O exame costuma durar menos de 5 minutos.
O laudo do Papanicolau pode indicar:
O acompanhamento adequado após o exame é fundamental. Muitas alterações são tratáveis e curáveis se diagnosticadas no início.
Infelizmente, muitas mulheres ainda deixam de realizar o Papanicolau por medo, vergonha ou falta de informação. Mas a ausência do exame pode trazer riscos sérios:
Prevenir é um gesto de amor-próprio. Cuidar da sua saúde íntima é um ato de coragem, responsabilidade e merecimento. 💜
Ele identifica alterações celulares que podem ser causadas pelo HPV, mas não detecta diretamente o vírus. Para isso, existe um teste específico chamado "teste de HPV".
Não é recomendado rotineiramente antes dos 25 anos, exceto em situações especiais, como em mulheres imunossuprimidas ou com histórico de lesões cervicais.
Não necessariamente. Se os dois primeiros exames anuais forem normais, o rastreamento pode ser feito a cada 3 anos.
O exame costuma causar apenas um leve desconforto, mas não deve ser doloroso. Se você sentir dor, avise o profissional para que a abordagem seja ajustada.
Sim. Homens trans que possuem colo do útero e já tiveram vida sexual ativa devem realizar o exame de Papanicolau regularmente.
Exame com excelência em Catalão.