Clínica Humana | Ginecologia e Obstetrícia
Informações com Dr. Alison Moriyama – Ginecologia e Saúde da Mulher
O pólipo endometrial é uma formação benigna que se projeta para dentro da cavidade uterina, composta por tecido endometrial. Sua estrutura pode conter glândulas, estroma e vasos sanguíneos, e é recoberta por epitélio endometrial. A prevalência varia entre 7,8% e 34% em mulheres com sangramento uterino anormal, sendo mais comum na peri e pós-menopausa, mas também pode ocorrer em mulheres assintomáticas.
Muitos pólipos endometriais são assintomáticos e descobertos incidentalmente. Quando presentes, os sintomas podem incluir:
O diagnóstico de pólipo endometrial é realizado através de exames de imagem e procedimentos complementares:
A histeroscopia é especialmente útil, pois permite diagnóstico e tratamento no mesmo procedimento.
O tratamento depende da presença de sintomas, tamanho do pólipo, idade da paciente e desejo reprodutivo:
É fundamental o envio do material removido para análise histopatológica, mesmo sendo rara a malignização.
A não remoção de pólipos sintomáticos pode levar a:
A maioria dos pólipos endometriais é benigna. No entanto, estudos mostram que a incidência de malignidade varia entre 0,5% e 4,8%, sendo maior em mulheres pós-menopáusicas com sangramento. Fatores de risco incluem idade avançada, obesidade, hipertensão, diabetes e uso de tamoxifeno.
Pólipos endometriais podem interferir na fertilidade ao dificultar a implantação do embrião ou causar alterações no ambiente uterino. A remoção do pólipo pode melhorar as chances de gravidez, especialmente em tratamentos de reprodução assistida.
Nem sempre. Pólipos pequenos e assintomáticos em mulheres pré-menopáusicas podem ser apenas monitorados. No entanto, em casos sintomáticos ou em mulheres pós-menopáusicas, a remoção é geralmente recomendada.
Sim, há possibilidade de recorrência, especialmente se fatores de risco persistirem. O acompanhamento regular é importante.
A polipectomia histeroscópica é minimamente invasiva e geralmente bem tolerada. Pode ser realizada em ambiente ambulatorial com anestesia local ou leve sedação.
Não há métodos específicos de prevenção, mas manter um estilo de vida saudável e controlar fatores de risco como obesidade e hipertensão pode ajudar.
A maioria dos pólipos é benigna, mas existe um pequeno risco de malignização, especialmente em mulheres pós-menopáusicas com sangramento.
Se você apresenta sintomas ou tem dúvidas sobre pólipo endometrial, agende uma consulta.
Exame com excelência em Catalão.